Banda Calypso foi uma banda brasileira de calipso e brega pop, com influências de ritmos regionais do estado de origem. O conjunto foi formado em Belém do Pará, no ano de 1999, pela cantora Joelma Mendes e pelo guitarrista e produtor Cledivan Almeida Farias, mais conhecido como Chimbinha. No início a divulgação do trabalho só se restringia às regiões Norte e Nordeste do Brasil. A banda desfrutou do sucesso em todo o brasile firmou-se no exterior com turnês para os Estados Unidos, América Latina, África e Europa.[1]
Mesmo com o preconceito por seu gênero musical e sua origem, a banda tornou-se líder absoluta na vendagem de CDs e DVDs dos anos 2000, com aproximadamente 20 milhões de discos vendidos, sendo aproximadamente 15 milhões de CDs e mais de 5 milhões de DVDs distribuídos em solo brasileiro, tornando-se uma das bandas recordistas de vendas no país.[2] [3]
A banda apresentava um ritmo envolvente e contagiante, conhecido como brega pop ou calipso. Muitos confundem o ritmo calipso com o forró, no entanto as semelhanças estão apenas no teor alucinante e calienteda dança, pois o calipso é um ritmo totalmente diferente de tudo que já se viu; na verdade, é uma mistura de vários ritmos de raízes paraenses e latinos, como cúmbia, merengue e carimbó.
No dia 19 de agosto de 2015, foi anunciado o fim do casamento de Joelma e Chimbinha, e isso resultou em alguns atritos que prejudicaram a banda. Joelma, então, passa à seguir sua carreira solo à partir de 01 de janeiro de 2016 como "Joelma Calypso" e Chimbinha junto à sua nova banda , a XCalypso que foi aunciada em novembro de 2015, passando estilizar seu nome artístico com "X", tornando se Ximbinha. A Banda Calypso encerrou suas atividades no dia 31 de dezembro de 2015, com um show de despedida em Macapá.

"A Great Assessoria, responsável pela assessoria de imprensa da Banda Calypso, informa que chega ao fim o casamento de Joelma e Chimbinha. A união de 18 anos deu fruto a dois filhos maravilhosos, projetos e parcerias tanto na vida pessoal quanto profissional como a Banda Calypso, maior banda independente do país e que conta com mais de 15 milhões de discos vendidos. Queremos ressaltar que o respeito, gratidão, amizade, admiração e parceria permanecem recíprocos. Informamos também que os compromissos profissionais da Banda Calypso seguem normalmente com agenda por todo o Brasil. Contamos com o carinho e a compreensão de todos para que esse momento seja preservado."
Nenhum comentário:
Postar um comentário